quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"DICA"

Juntamente com palavras de apreço sobre este blogue - que desde já agradeço - recebi de um leitor umas "dicas" para acrescentar ao que aqui se escreveu sobre Vila Seca, mais concretamente sobre o seu antigo hospital e o médico (Dr. Nelson), que durante vários anos, de forma assidua e muito humanamente ali atendeu e prestou cuidados de saúde a tanta tanta gente, a quem salvou duma morte prematura, ou, se se preferir, prolongou a vida.
Lembra então este leitor que deve aqui ser registado que os tratamentos e cuidados de saúde então prestados pelo referido médico se baseavam quase exclusivamente no seu saber sobre as ciências da medicina, dado que não dispunha dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica que hoje existem, nomeadamente análises clínicas e raios x, sem os quais actualmente os médicos quase não sabem fazer diagnóstico e menos ainda tratamentos.
É verdade o saudoso Senhor Dr. Nelson identificava e tratava os problemas de saúde através da sua observação directa, apalpação, queixas e sintomas que lhe eram manifestados pelos pacientes, dado que ali não existiam meios complementares de diagnóstico. Eram outros tempos e outros saberes - digo eu!

Sem comentários: