quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ANO NOVO

Tal como se celebram tantos outros acontecimentos, no fim de cada ano, celebra-se o terminus de um ano e o início de outro. Por isso a designação também usada de "passagem de ano".
No próximo dia 31 de Dezembro, à meia noite, celebra-se o fim do ano de 2008 e o início de 2009.
A esta celebração também se dá o nome de "réveillon", termo oriundo do verbo réveiller, que em português significa "despertar", neste caso significará despertar para um novo ano.
Ao contrário do Natal, cuja comemoração tem como característica tradicional a sua celebração em família, onde todos se juntam na "ceia de consoada" e se procede à troca de presentes, o Ano Novo é normalmente celebrado em ambiente de grande animação, com música e dança, onde não falta o espumante, o bolo rei, as passas e fogo de artifício.
Por altura da passagem de ano, fazem-se projectos e formulam-se desejos de um Novo Ano com muita saúde e muita prosperidade.
É também esse o desejo que aqui deixo para todos os visitadores deste blogue: Feliz Ano de 2009, com muita saúde, paz e prosperidade.
Marques Soares

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O NATAL

O Natal está aí!

Estamos a pouco mais de um mês para se festejar o Natal.

Parece por isso oportuno aqui falar um pouco sobre o Natal, para que não se esqueçam de comprar as prendinhas que fazem a felicidade da pequenada, e dos adultos também!!!

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.

Nem sempre se comemorou o Natal, foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se com o facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.

Alguns lugares optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo.

Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino ependendo da tradição de cada país.
Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte.

Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio dele, Cristo, Filho de Deus.
Assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento daquele que deu a sua vida por nós, Jesus Cristo.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

11 DE NOVEMBRO - DIA DE S. MARTINHO

LENDA DE SÃO MARTINHO e Verão" de S. Martinho
O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres.
Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

PROVÉRBIOS POPULARES (S. MARTINHO)
- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.
- Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.
- Dia de S. Martinho fura o teu pipinho.
- Do dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o seu bornal.
- Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
- Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Se queres pasmar teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
- Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
- Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano.
- Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.
- Pelo S. Martinho semeia favas e prova o vinho.
- Pelo S. Martinho, nem nado nem cabacinho.
- Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho.

ADIVINHAS:
1- Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete

2- Se me rio... de mim sai uma donzela
Mais donzela do que eu
Ela vai com quem a leva
Eu fico com quem me deu

3- Qual a coisa qual é ela
Tem três capas de Inverno
A segunda é lustrosa
A terceira é amargosa

4-Tem casca bem guardada
Ninguém lhe pode mexer
Sozinha ou acompanhada
Em Novembro nos vem ver

Soluções:
1- Castanha
2- Ouriço

3 - Castanha
4- Castanha