sábado, 22 de maio de 2010

COURA - ARMAMAR



Há algum tempo que eu, em comentário aqui neste blogue, prometi falar de Coura.
Vário tempo passou, mas a promessa não ficou esquecida e aqui estamos não apenas a falar de Coura mas a exibir fotos inéditas e lindíssimas de Coura.
Coura é uma Freguesia do Concelho de Armamar, Distrito de Viseu.
É certo que em termos populacionais, Coura, é uma Freguesia pequena. Não me atrevo aqui a referir o número exacto de eleitores porque não o sei com rigor, mas julgo não errar dizendo que não atinge a centena.
Mas apesar da sua escassa população, faz jus ao ditado popular que diz:"são poucos mas bons"...
Na verdade, desde sempre me lembro de ouvir falar das pessoas de Coura como pessoas trabalhadores, honestas, dinâmicas e divertidas. Lembro-me por exemplo ouvir falar de naturais de Coura que sabiam tocar muitos instrumentos de corda com guitarra, bandolim, viola e outros e que muitas vezes se juntavam a outros naturais de Vila Seca e faziam animações muito bonitas, ao ponto de ainda hoje serem lembradas com saudade.
As pessoas de Coura são em regra pessoas naturalmente prestáveis, honestas, comunicativas, sorridentes e bem humoradas.
Eu pessoalmente sempre tive contactos com naturais de Coura, desde os bancos da Escola Primária, como então era chamada, e, até hoje mantenho amizade e contacto (com alguns) e grande estima por muitos naturais de Coura, não querendo ser exaustivo. lembro por exemplo o Nelson, o Zé Maria, o António Cruz, o António Bernardo, o Zé Veríssimo, o Rui, o Duarte, o Baltazar, o Armando, o João, o Elísio, entre outros.
Mas Coura é também, e além do mais, um local excelente, com paisagens deslumbrantes, muita abundância de boa água que surge de variadíssimos nascentes naturais e se pode desfrutar de ar muito puro, onde a poluição felizmente ainda não chegou.
Há poucos dias visitei Coura e fiquei surpreendido com o aseio que se observa, com arranjo das fachadas das casas e o jardim junto à Igreja Matriz, como se pode confirmar pelas fotos abaixo.
Muitas mais coisas haveria para dizer sobre Coura, mas direi apenas que a principal festividade de Coura é em honra de S. João. Estamos muito próximo da sua festa anual, será pois uma boa oportunidade para visitar Coura, aliás, na festa ou em qualquer dia do ano será sempre bom visitar Coura.
Parabéns Coura... Parabéns gentes de Coura...

(Igreja Matriz)

(A Fonte)



8 comentários:

AFONSO HENRIQUE disse...

OBRIGADO DR. POR TER PASSADO NESTA LINDA FREGUESIA DE COURA, E TER MANIFESTADO O SEU AGRADO PELA MESMA. PROMESSA CUMPRIDA. UM ABRAÇO DAS GENTES DE COURA. WWW.FREGUESIADECOURA.BLOGSPOT.COM

Anónimo disse...

Olá amigo Afonso!
Obrigado pelo comentário.
Tudo o que se disse sobre Coura e as pessoas de Coura apenas pecou por escassso.
Um abraço,
Marques Soares

Tati disse...

Tem receitinhas novas no meu blog.
Quando puder venha me fazer uma visita,
Bjs!
http://receitasdatatialves.blogspot.com/

..:: LuaBonitona ::.. disse...

Oi, parabéns pelo seu blog
visite o meu
luabonitona.blogspot.com

leandroaleixo disse...

Bonito lugarrrr

Pedro Brasil Jr disse...

Marques & Marques! Essa dupla promete sucesso!
Estou cá muito longe e cheguei ao blogue de vocês por um desses acasasos da vida ou da Internet mesmo.
O espaço´está muito bom, bem sortido e as vilas que pude observar pelas fotos trouxeram até aqui um tanto de antigas recordações de pequenas cidades por onde passei e até vivi um dia.
Gostei também das piadas e rimos aqui com uma galera de plantão no batente.
Desejo a vocês a continuidade e o sucesso no espaço. Quando puderem e tiverem tempo, visitem meus espaços. Ficarei honrado!
www.columbianews2008.blogspot.com
www.jornaldocolecionador.blogspot.com
www.guardiaodoportal.blogspot.com

Em tempo: Moto em Curitiba, Estado do Paraná, Brasil.

Anónimo disse...

A los interesados,

Los invito a la Nueva Publicación del blog Fala Sério Habla Serio.

Frase-poema de Navidad: Quintanares

La dirección es: http://falaseriohablaserio.blogspot.com/

Saludo a todos y buen día,
Gustavo

Anónimo disse...

OLÁ EU GOSTO MUITO DO SEU BLOG ESTOU SEMPRE VISITANDO ELE. EU COMECEI A POUCO TEMPO COM O MEU BLOG MAS JÁ TENHO UM NUMERO BOM DE VISITAS DIARIAS SE A GENTE PODER SER PARCEIRO
MEU E-MAIL: nilsonbrasil1@hotmail.com
MEU BLOG: vl35.blogspot.com