terça-feira, 30 de setembro de 2008

MARMELAL E SUAS PAISAGENS

Quando, em 02-09-2008, aqui escrevi e publiquei imagens sobre a freguesia de Vila Seca, referi, como se impunha(!), que a povoação do Marmelal integra aquela freguesia. Mais referi que o Marmelal dispõe de muitos motivos de interesse e paisagens impares sobre o Rio Douro, que justificam uma visita pausada.
Na verdade não publiquei qualquer imagem porque delas não dispunha. Agora recebi de um leitor atento e meu amigo pessoal (José Alberto Cardoso Rodrigues Paiva, a quem saúdo e agradeço), algumas fotos ilustrativas, que não hesito em divulgar e que na verdade só confirmam o que sobre o Marmelal se escreveu.
Já agora, sabendo eu que o Marmelal tem do seu passado uma história muito curiosa e rica, de que certamente os seus naturais se orgulham, lanço o desafio para que o meu amigo ou outros me enviem relatos dessa história de modo a aqui ser publicada e divulgada.

(Vista sobre o Marmelal)

(Vista geral sobre o Marmelal)

(Vista do Marmelal sobre o Rio Douro)

(Vista do Marmelal sobre o Rio Douro)

(Vista do Marmelal sobre a Folgosa do Douro)

(Vista do Marmelal sobre a Folgosa do Douro)

(Vista do Marmelal Sobre o Rio Douro - Covelinhas)

5 comentários:

japaiva disse...

Para ver mais sobre esta aldeia do Marmelal - Alto Douro Vinhateiro terra de emoções, beleza e encanto com belas e ricas paisagens. Paisagens estas, até a vista se perder no Horizonte, por entre montes e vales tendo o Rio Douro e seu afluente Rio Tedo a seus pés.

Cliquem em:
http://marmelal-armamar.blogspot.com/

Marques Soares disse...

Parabéns Zé Alberto!
Gostei de ver o teu blogue, na verdade eu sou, um pouco, entusiasta destas coisas e tenho muito prazer em observar e divulgar
imagens fantásticas das terras das nossas origens, e sobre imagens fantásticas o Marmelal é o máximo!
Vou tentar adicionar o teu blogue ao maisfigueiros, mas como conheço mal essas técnicas, não sei se serei bem sucedido.
Um abraço,
Marques Soares

Anónimo disse...

Que belas fotos. Que saudades do meu tempo de menina, em que as férias de verão eram passadas no Marmelal. Este sitio é o local que sempre procuro, para recarregar as baterias.Infelizmente, já não vou com tanta frequência, mas sempre que posso lá estou, quanto mais não seja para falar"durante horas" com o meu querido tio Manuel, no seu alpendre.

Continuem a divulgar o Marmelal!
Beijos
Eduarda Pinto
eduardapinto@netcabo.pt

Marques Soares disse...

Obrigado pelo comentário.
Na verdade o Marmelal tem paisagens impares, é pena que muitas pessoas se fechem nas grandes cidades e não visitem a Região do Douro e as Vilas e Aldeias do norte do País, em que se inclui, naturalmente, o Marmelal.

Anónimo disse...

eu afonso cardoso con 84 anos nascido no marmelal terra degrande belesae emcanto,que saùdades! que pena eu não poder rever os meus amigos do meu tempo. AO menos vou matando saùdades vendo estas paizagems na internet ao qual posso agradecer a Marques Soares que nos deu o goso e alegria de puder-mos desfurtar dessas paizagems maravilhosas.

Obridado!